Bingo – Trilha sonora do filme

06

Bingo – Trilha sonora do filme é uma prazerosa viagem aos anos 80
por Almir Santos

Provavelmente você já foi ao seu cinema favorito conferir “Bingo – O Rei das Manhãs”, filme livremente baseado na biografia de Arlindo Barreto, que foi o primeiro ator a dar vida ao palhaço Bozo no Brasil, no começo dos anos 80. Se não foi, saiba que se trata simplesmente de um dos melhores filmes de 2017, mesmo comparando com as produções estrangeiras deste ano. Para quem foi criança ou adolescente nos anos 80, o longa traz um apanhado de referências da arte, da publicidade, da moda e do comportamento daquele período. Destaque para a trilha sonora, que vai do rock alternativo da época, bandas que hoje são consideradas classic rock, como Echo & The Bunnymen e Devo, hits populares como a Gretchen ( a Anitta dos anos 80) no auge do sucesso, passando pelo Dr Silvana & Cia, banda carioca pioneira do estouro do pop/rock oitentista, entre outros. A trilha já está disponível no Spotify.

Bring on The Dancing Horses – Echo & The Bunnymen

Última faixa de Songs to Learn and Sing, compilação de reunia todos os singles da banda até 1985, Bring on the Dancing Horses representa o melhor do rock alternativo britânico dos anos oitenta.

Conga, Conga, Conga – Gretchen

Hit maior da cantora Gretchen, um dos poucos personagens que aparece no filme com seu verdadeiro nome na trama. Ótima interpretação de Emanuelle Araújo.

 

 

99 Red Ballons – Nena

Versão em inglês de 99 Luftballons da cantora e atriz alemã Nena, foi sucesso mundial na década de 80. A letra foi inspirada em vários balões que voavam pelo céu quando o guitarrista da cantora assistiu a um show dos Rolling Stones em Berlin. O músico imaginou o que aconteceria se os balões chegassem a isolada Alemanha Oriental, na época da Guerra Fria e do Muro de Berlin.

 

Tudo Pode Mudar – Metrô

Formado por músicos franco-brasileiros que estudavam no Colégio Pasteur, o Metrô fez um enorme sucesso com seu disco de estreia (Olhar, de 1985). O cansaço do excesso de exposição e o desejo de alguns membros da banda de voltar a fazer um som mais progressivo, como faziam no final dos anos 70, quando eles ainda se chamavam Gota Suspensa culminou com o fim precoce da banda paulistana.

Serão Extra – Dr Silvana & Cia

A divertida estória da garota que chega altas horas em casa após trabalhar com o patrão comparece em um momento inusitado do filme que reflete como a guerra pela audiência fazia com que acontecessem coisas em programas infantis inimagináveis nos dias atuais. O Dr Silvana ainda está em ativa e é figura carimbada nas Festas Ploc pelo Brasil.

Casanova – Ritchie

 

Um dos muitos hits do multiplatinado Vôo de Coração, disco de estreia solo do inglês Ritchie. Após trabalhos mais experimentais nos anos 70 com as bandas A Barca do Sol, Vímana entre outros, Ritchie entrou de cabeça na New Wave, levando o Brasil consigo.

 

That’s Good – Devo

 

Com seu rock dançante e visual futurista, que fazia uma espécie de paródia do homem moderno tentando se adaptar as novas tecnologias, os americanos do Devo foram um dos expoentes da New Wave. That’s Good é do álbum “Oh No It’s Devo”, de 1982.

 

Humanos – Tokyo

 

Primeira música de trabalho do disco de estréia do Tokyo, liderado pelo eterno “papito” Supla.

 

Linda Demais- Roupa Nova

Campeã de execução nas rádio populares ( as antigas AM’s), e dos programas de auditório como Barros de Alencar e do Clube do Bolinha, Linda Demais é sucesso até hoje.

 

Televisão – Titãs

Escolha acertada Televisão, dos Titãs fazer parte da trilha de um filme que fala dos bastidores da telinha e dos loucos anos 80.

 

Malambo N1º – Yma Sumac

Única música da trilha  anterior aos oitenta, Malambo Nº1, da peruana Yma Sumac, é utilizada para a comemoração vingativa do palhaço, quando supera em audiência a principal emissora do país, aquele mesma localizada no Jardim Botânico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

34 + = 35